orientações gerais para todos os exames

Lembre-se de sempre trazer todos os seus exames anteriores relacionados com a área a ser estudada (inclusive ultrassonografias, exames de sangue, biópsias prévias, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas, PET-CTs, cintilografias, etc ).
Quanto mais informações sobre o seu caso nossos médicos tiverem, mais eles poderão ajudar no seu diagnóstico!

Biópsia (punção) com Agulha Fina guiada por Ultrassonografia (Tireóide e Mama) – PAAF


Preparo:

  • Não é necessário preparo.
  • Consumo normal de alimentação e medicações em geral, exceto anti-coagulantes e anti-agregantes plaquetários.
  • Avisar na marcação se toma alguma medicação anti-coagulante / anti-agregante plaquetário.

ATENÇÃO:  Pode ser necessário a suspensão temporária de algumas destas medicações alguns dias antes da realização da PAAF. Por favor avisar sobre o seu uso antes de marcar o dia do exame !!!

  • Trazer os exames anteriores ( principalmente o de ecografia/ultrassonografia que demonstrou a lesão a ser biopsiada ).

Orientações Importantes sobre estes exames:

  • O material obtido neste exame deverá ser encaminhado pelo próprio paciente ou acompanhante para análise em laboratório de citologia em até 03 dias. A autorização para a avaliação citológica (nos casos de convênios) ou o pagamento dos custos desta análise deverão ser acertadas pelo próprio paciente diretamente com o laboratório de sua escolha (portanto, não estão incluídos nos custos do procedimento informado no momento do seu agendamento na ECOCENTER). Se desejar, para sua conveniência, uma lista de laboratórios sugeridos pode ser obtida previamente nas nossas unidades de atendimento.
  • Embora não seja essencial, sugere-se, quando possível, levar um acompanhante no dia da realização do exame.
  • É fortemente recomendável que o paciente se alimente normalmente do dia do exame. Este exame não deverá ser realizado em jejum !!
  • Não há necessidade de restrição do uso de medicações ou de alimentação, exceto no que se refere ao uso de anticoagulantes e anti-agregantes plaquetários, que poderão ser suspensos alguns dias antes, sempre com a concordância prévia do próprio médico-assistente do paciente ( aquele que prescreveu estas medicações ).
  • Não é necessário mudança significativa da rotina do paciente após a realização do exame (por exemplo, restrição de alimentação ou de atividades leves no restante do dia, etc). Recomenda-se apenas evitar a prática de esforços físicos extenuantes (academias de musculação, esportes em geral e esteiras por 24 horas) e aplicar compressas de gelo 4 vezes (por 15 minutos cada) nas 12 horas seguintes ao procedimento.
  • No caso de punção de linfonodos ou massas cervicais (em paciente tireoidectomizado), é comumente necessário o envio imediato de material adicional para um laboratório de análises clínicas (além das lâminas usuais de citologia). É necessário nestes casos que o paciente venha com tempo disponível para encaminhar este material imediatamente após a PAAF, bem como que esteja consciente do custo adicional da análise também destes outros materiais ( tireoglobulina, calcitonina, PTH ou outros eventuais marcadores no líquido aspirado.

compartilhe:

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta - 7h30 às 18h30
Sábado - 7h30 às 12h

© Ecocenter 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Bravvo