Ultrassonografia ou Ecografia – existe diferença ?

30 de dezembro de 2017 | em Medicina e Saúde


Os termos Ultrassonografia e Ecografia se referem ao mesmo tipo de exame, não existindo portanto qualquer diferença em se chamar de uma ou outra forma.

 

ENTENDENDO MELHOR O EXAME

Neste tipo de exame, o equipamento médico produz ondas sonoras que vão penetrar a pele e refletir sobre as estruturas de dentro do corpo do paciente formando ecos e, assim, montando as imagens para o estudo.

Assim, quando se chama Ecografia, seu nome faz referência ao EFEITO ( formação de ecos pelo aparelho ) e quando se chama Ultrassonografia  o seu nome está fazendo referência à CAUSA ( uso de ultrassom para gerar  os ecos ), porém ambos correspondem ao mesmo  exame.

Para que o som penetre a pele e possa ser usado para o exame, emprega-se uma fina camada de um gel especial para dar o contato do aparelho com o paciente. Em todas as suas unidades, a ECOCENTER trabalha com este gel levemente aquecido uma temperatura mais próxima à da pele, de modo a garantir ainda mais conforto durante o seu uso.

O exame é completamente indolor, sem uso de qualquer fonte de radiação,  utilizando-se apenas do som ( que não é percebido pelo ouvido humano, devido às altas frequências utilizadas pelos modernos equipamentos ). Assim, o estudo ecográfico é perfeitamente seguro para pacientes de qualquer idade, inclusive gestantes.

Confira os vários tipos de ecografia realizados em nossas unidades na página de EXAMES e PREPAROS, onde disponibilizamos ainda informações adicionais sobre eventuais preparos necessários para alguns exames.

 

Tem ainda alguma outra dúvida sobre seu exame ?

Mande sua pergunta para nós em FALE CONOSCO !!

Ficaremos contentes em tentar ajudá-lo.

 

 


compartilhe:

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta - 7h30 às 18h30
Sábado - 7h30 às 12h

© Ecocenter 2024 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Bravvo