Notícias

Página 1 de 3123

DOPPLER – O que é e para que serve ?

Publicado por: Administração
Atualizado em: 25/07/2017

O Doppler é um recurso especial dos exames de ultrassonografia que permite a detecção e avaliação de estruturas em movimento, em especial no corpo humano, do fluxo sanguíneo. Em linhas gerais, na prática médica, as suas principais aplicações clínicas são: Detecção e caracterização de vasos no interior de lesões ( por exemplo, no interior de nódulos tireoide, nódulos mamários, cistos de ovário, miomas uterinos, pólipos endometriais, nódulos hepáticos, dentre outros ... ). Avaliação da quantidade e padrão de vascularização presente no interior de órgãos ( por exemplo, no interior da tireóide, de linfonodos, de glândulas salivares,  dentre outros ... ) Avaliação da integridade do sistema arterial ( presença de placas ou processos obstrutivos em carótidas e vertebrais, artérias renais, aorta abdominal e artérias ilíacas, artérias em membros superiores e inferiores, ... ) Avaliação da integridade do sistema venoso (  sinais de trombose em membros, varizes, ... ) Avaliação da integridade de rim transplantado ou de fístula arteriovenosa para hemodiálise Avaliação de bem-estar fetal ou fatores de risco para Doença Hipertensiva Específica da Gravidez ( DHEG ou pré-eclâmpsia ) Por ser uma função especial de exame, quando o Doppler for necessário é essencial a sua especificação no pedido médico, particularmente para adequada autorização junto a planos de saúde. Confira os vários tipos de Doppler realizados em nossas unidades na página de EXAMES e PREPAROS, onde disponibilizamos ainda informações adicionais sobre eventuais preparos necessários para alguns exames. A ECOCENTER dispõe de equipamentos modernos para a realização de exames ecográficos simples e com Doppler, além de profissionais treinados para a geração de resultados precisos, permitindo uma tomada de decisão mais segura por parte do médico que recebe os nossos exames. Qualidade e carinho com nossos pacientes, essa é nossa marca !!! Tem alguma outra dúvida sobre seu exame ? Mande sua pergunta para nós em FALE CONOSCO !! Ficaremos contentes em ajudá-lo.

Ultrassonografia ou Ecografia – existe diferença ?

Publicado por: Administração
Atualizado em: 25/07/2017

Os termos Ultrassonografia e Ecografia se referem ao mesmo tipo de exame, não existindo portanto qualquer diferença em se chamar de uma ou outra forma. ENTENDENDO MELHOR O EXAME Neste tipo de exame, o equipamento médico produz ondas sonoras que vão penetrar a pele e refletir sobre as estruturas de dentro do corpo do paciente formando ecos e, assim, montando as imagens para o estudo. Assim, quando se chama Ecografia, seu nome faz referência ao EFEITO ( formação de ecos pelo aparelho ) e quando se chama Ultrassonografia  o seu nome está fazendo referência à CAUSA ( uso de ultrassom para gerar  os ecos ), porém ambos correspondem ao mesmo  exame. Para que o som penetre a pele e possa ser usado para o exame, emprega-se uma fina camada de um gel especial para dar o contato do aparelho com o paciente. Em todas as suas unidades, a ECOCENTER trabalha com este gel levemente aquecido uma temperatura mais próxima à da pele, de modo a garantir ainda mais conforto durante o seu uso. O exame é completamente indolor, sem uso de qualquer fonte de radiação,  utilizando-se apenas do som ( que não é percebido pelo ouvido humano, devido às altas frequências utilizadas pelos modernos equipamentos ). Assim, o estudo ecográfico é perfeitamente seguro para pacientes de qualquer idade, inclusive gestantes. Confira os vários tipos de ecografia realizados em nossas unidades na página de EXAMES e PREPAROS, onde disponibilizamos ainda informações adicionais sobre eventuais preparos necessários para alguns exames. Tem ainda alguma outra dúvida sobre seu exame ? Mande sua pergunta para nós em FALE CONOSCO !! Ficaremos contentes em tentar ajudá-lo.

2º Simpósio Ecocenter

Publicado por: Nadia Nogueira
Atualizado em: 02/06/2017

2o. Simpósio ECOCENTER Clínico-Cirúrgico-Radiológico - Tema: Transplante Renal No mês de maio ( 20/05/2017 ), a ECOCENTER promoveu uma  discussão multidisciplinar de vários assuntos relacionados ao cuidado de pacientes doadores e receptores de Transplante Renal. Neste encontro, Urologistas, Nefrologistas, Radiologistas, Médicos-Residentes e Estudantes de Medicina tiveram oportunidade de ouvir palestras de alto nível técnico e, posteriormente, tirar dúvidas referentes a estes temas. A interação entre as diversas especialidades envolvidas permitiu a troca de informações e experiências entre os profissionais presentes, o que certamente permitirá uma assistência de ainda melhor qualidade a este grupo de pacientes. Agradecemos a todos os envolvidos e, especialmente, aos palestrantes que dedicaram voluntariamente o seu tempo e esforços para produzir aulas e discussões de excelência para o participantes !!!! Vejam algumas as fotos do evento: https://www.facebook.com/ecocenter.df/posts/1555178264548237

Endometriose – Conheça mais sobre esta doença

Publicado por: Administração
Atualizado em: 02/04/2017

O que é ENDOMETRIOSE ? A endometriose é uma doença encontrada em cerca de 20% das mulheres com dor pélvica crônica e em até 60% daquelas com história de infertilidade. É definida como a presença de tecido endometrial - aquele que descama durante a menstruação - fora do útero. Existem três tipos de lesões endometrióticas: endometriose peritoneal superficial, endometriomas ovarianos e endometriose profunda. SINTOMAS Os sintomas da endometriose são principalmente de cólicas antes ou durante a menstruação, dores durante a relação sexual e dor pélvica acíclica. Estes sintomas podem ou não estar relacionados ainda a infertilidade. DIAGNÓSTICO O diagnóstico da endometriose representa a maior dificuldade no manejo clínico desta doença, atrasando o diagnóstico, já que entre o tempo decorrido desde o início dos sintomas e o seu diagnóstico pode variar de até 7 a 11 anos segundo alguns estudos. Atualmente existem dois métodos de imagem com boa acurácia do diagnóstico de endometriose, principalmente ovariana e profunda, sejam eles: a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética.  

Fonte da Imagem:       http://boaformaesaude.com.br/sintomas-da-endometriose-como-tratar/

   ULTRASSONOGRAFIA TRANSVAGINAL COM PREPARO INTESTINAL É o tipo de ecografia mais indicado para a pesquisa de endometriose e estadiamento pré-operatório da endometriose profunda. Deve ser realizada por profissional treinado e com um preparo intestinal simples –  laxante via oral na véspera e enema uma a duas horas antes do exame, além de alguns poucos cuidados adicionais ( clique aqui e veja maiores detalhes na nossa seção EXAMES E PREPAROS ). A utilização do preparo intestinal melhora a acurácia do exame na medida em que propicia melhor visibilização de algumas partes do intestino grosso ( o retossigmóide ) e das regiões ao redor do útero e dos ovários ( os anexos pélvicos e região retrocervical ), aumentando a sensibilidade do método para detectar e avaliar focos de endometriose profunda. Agende sua consulta pelo telefone (61) 3242.4142 ou em nosso site na seção PRÉ-AGENDAMENTO. Autora: Dra. Ana Rita Abrão

Página 1 de 3123