Punção guiada de nódulos de tireoide (PAAF) – saiba mais

17 de abril de 2021 | em Medicina e Saúde


A Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) de nódulos de tireóide, guiada pela ultrassonografia é o método de investigação mais eficiente mundial para tentar determinar, sem cirurgia, qual o tipo de nódulo que o paciente está apresentando, se benigno ou maligno e, assim, se será necessário ou não a realização de tratamento cirúrgico.

A PAAF é realizada após a limpeza da pele e anestesia local, garantindo o conforto e segurança do paciente e evitando dor.

O material obtido após a PAAF deve ser levado pelo paciente para uma clínica especializada de análise citológica (uma lista pode ser obtida na recepção da ECOCENTER) que irá dar um laudo determinando o tipo de nódulo e o classificando de acordo com BETHESDA©, o que vai orientar ao médico que solicitou o exame, se pode apenas acompanhar clinicamente o nódulo ou se deverá realizar outros procedimentos, inclusive cirurgia.

Na ECOCENTER, os exames de PAAF são realizados exclusivamente pelo Dr. Rodrigo Abdalla de Vasconcelos, médico radiologista com especialidade reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP) e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnósticos por Imagem (CRB).

O Dr. Rodrigo realiza estes procedimentos há mais de 20 anos, já tendo realizado mais de 5 mil PAAFs de tireóide e de linfonodos cervicais, além de inclusive ter ministrado palestras em eventos regionais e nacionais para ensino e aperfeiçoamento outros médicos da área.

Atenção! Lembramos que é necessário já ter um pedido médico para a realização do procedimento de PAAF.


compartilhe:

Horário de Funcionamento
Segunda à Sexta - 7h30 às 18h30
Sábado - 7h30 às 12h

© Ecocenter 2021 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Bravvo